Entre os dias 13 e 18 de outubro, Ilhabela, a Capital Nacional da Vela, sedia a Copa Brasil BRB de Vela, evento que reúne classes olímpicas e de base do país. Além das regatas no Canal de São Sebastião, a competição ganha destaque este ano pelo lançamento do Guia de Sustentabilidade do evento, documento que consolida uma agenda completa de ações ambientais e de conexão com a cidade. Clique aqui para baixar o material.
A CBVela reafirma seu compromisso de elevar o padrão da modalidade no país. Para esta edição, além da neutralização das emissões de carbono, que se tornou uma marca da Copa, o Guia detalha como o evento buscará a certificação Clean Regattas, uma iniciativa global para eventos da vela organizada pela Sailors for The Seas e adotada pela World Sailing e pela CBVela.
Conexão global: ODS e esforço coletivo
A CBVela, como primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, conectou as ações do programa Clean Regattas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), demonstrando o alinhamento da modalidade praticada no Brasil com as metas globais.
Para a gerente de Sustentabilidade da confederação, Sandra Di Croce Patricio, trabalhar localmente em sintonia com plataformas globais é uma maneira de garantir que as ações contribuam diretamente para os desafios que unem a comunidade da vela ao redor do mundo. “Ligar a vela brasileira aos ODS ajuda a conectar a modalidade aos grandes temas da sustentabilidade. E com o Clean Regattas, entramos para um esforço coletivo global da vela, contribuindo para a geração de dados e compartilhamento de boas práticas”, afirma.
O Guia de Sustentabilidade detalha as principais frentes de atuação do evento:
1. Neutralidade de Carbono e Pesquisa – Pela quinta vez, a Copa Brasil de Vela realizada em Ilhabela receberá o certificado de Evento Neutro de Carbono, com a compensação de emissões via plantio de árvores no projeto de restauro florestal do Parque Ecológico Tietê, realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). Além da compensação, o evento contribuirá com um estudo da CBVela em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) dedicado à criação de uma ferramenta capaz de mensurar a pegada de carbono de eventos de vela. Um formulário digital será distribuído a todos os participantes para coletar dados sobre seus deslocamentos e os impactos positivos do evento na economia local.
2. Combate à Poluição Plástica e Cuidado com os Resíduos – O foco é evitar ao máximo a geração de resíduos e combater o uso de plástico descartável. A organização do evento orienta participantes a utilizarem garrafinhas duráveis e fazerem uso do bebedouro disponível na Escola Municipal de Vela de Ilhabela. O gerenciamento dos resíduos será realizado em parceria com o Centro de Triagem “Nega Malu”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela, garantindo a destinação correta dos recicláveis. E para reforçar a mensagem, uma ação de limpeza de praia está programada para quinta-feira, dia 16/10, das 8h30 às 9h30, com concentração na Escola de Vela.
3. Economia Circular e Upcycling – O evento confere apoio ao movimento Upcycling for Good, com a presença das iniciativas KITECOAT e GreenBag Brasil. Elas realizarão exposição de peças de moda circular e a coleta de velas náuticas e pipas de kitesurf inservíveis. O material descartado poderá ser trocado por cupons de desconto na aquisição de produtos das marcas, promovendo um ciclo de vida estendido para o material náutico.
4. Parceria CBVela e VIVA Instituto Verde e Azul – As regatas acontecem no habitat dos mamíferos marinhos. A nova parceria com o VIVA Instituto Verde Azul será lançada durante a Copa para conscientizar a comunidade da vela sobre como reconhecer a presença destes animais e saber como agir em caso de avistamento, visando o desenvolvimento de boas práticas e protocolos de preservação.
“Estamos felizes de ter uma nova parceria da CBVela na área da sustentabilidade nascendo na Capital Nacional da Vela e em sintonia com o que está em desenvolvimento em vários países. Saber observar, compreender e agir de forma a preservar a vida marinha é um dever da nossa modalidade”, afirma Daniel Azevedo, presidente da CBVela.
Engajamento e Download do Guia
O Guia de Sustentabilidade da Copa Brasil de Vela 2025 é a ferramenta principal para o engajamento de todos os participantes – competidores, organizadores, juízes, parceiros e visitantes – nas ações do evento. “Atletas são referências para a sociedade e representam valores associados às suas modalidades. Na vela, água e clima são questões que caminham junto com a modalidade, precisamos estar informados e agir sobre esses temas”, convida o presidente.
Baixe aqui o Guia e faça parte da nossa jornada de sustentabilidade na Copa Brasil de Vela!
Foto: Copa Brasil 2024 (Paulo Stefani/@paulo.stefani.ilhabela)