O Velejando para o Futuro vai retornar em breve. A partir de dezembro, o projeto da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte, iniciará as suas novas turmas na Marina da Glória, Rio de Janeiro. A iniciativa, que atendeu mais de 500 jovens dos 6 e os 18 anos, entre setembro de 2024 e junho de 2025, já está com inscrições abertas para a nova edição. Para realizar a inscrição de um novo aluno, preencha o formulário clicando aqui.
Assim como na edição anterior, a Shell segue como patrocinadora máster da iniciativa, que já contava também com o patrocínio da OceanPact. Agora, mais um parceiro se junta a este projeto transformador: a Águas do Rio.
“O Velejando para o Futuro era um sonho antigo da CBVela e é muito gratificante termos superado a marca de 500 alunos contemplados no primeiro ciclo do projeto. É com orgulho que iniciaremos as novas turmas e o objetivo é expandir cada vez mais o Velejando. E é fundamental termos parceiros que também acreditam nesta iniciativa. Agradeço mais uma vez à Shell e a OceanPact, que já estavam ao nosso lado, e agora a Águas do Rio, mais um grande aliado no nosso trabalho de democratização da vela e, sobretudo, de educação através do esporte.”, destaca Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Diretor Secretário da CBVela.
Assim como na edição anterior, as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h, e cada responsável poderá escolher o dia de preferência para matricular o aluno – de acordo com a disponibilidade de vagas.

De acordo com Adryana Freire, coordenadora pedagógica do projeto, esta nova fase marca um importante salto de qualidade para o programa:
“Estamos muito felizes em retomar as atividades do Velejando para o Futuro na Marina da Glória. Essa nova etapa chega com aprimoramentos importantes: formação mais robusta da equipe, parcerias científicas com universidades nas áreas de oceanografia e estudos do mar, e uma atenção especial às crianças com Transtorno do Espectro Autista”.
“Também estamos aprofundando o currículo de sustentabilidade e educação oceânica, dentro da proposta do Currículo Azul e da Década do Oceano. As aulas de vela e as atividades físicas continuam cheias de energia e propósito, agora com o apoio de histórias infantis que tornam a aprendizagem mais lúdica e significativa. Nosso foco é oferecer experiências de excelência que unam esporte, conhecimento e transformação social”, complementa.
O projeto segue consolidando-se como uma das principais iniciativas de educação náutica e inclusão social do país, unindo esporte, meio ambiente e cidadania.